Jogo da vida

"Se eu tivesse aprendido isso antes."

A matemática é simples. Quando você planeja algo para sua vida, o fator tempo sempre estará presente.

De várias versões da mesma frase, não é difícil saber que o sucesso em qualquer plano é quando a oportunidade aparece e você está preparado.

Muitas das mudanças de comportamento que desenvolvi desde o início do ano passado, ajudaram a tranquilidade de espírito em que me encontro agora. Não pense na escala dos outros.
Sua vida é definida pela sua escala.

Uma boa medida de crescimento, é comparar você do presente ao você do passado. Visualize sua trajetória, suas conquistas, o que os erros te ensinaram. Tudo te trouxe até aqui, hoje.

Para quem tem filhos, cuidar do patrimônio da família não é uma tarefa de momento, ou de uma geração apenas. Pode ser uma missão de perpetuidade. Garantir que os seus próximos não irão seguir de onde você começou.

Imagina ter que reinventar a roda, redescobrir o fogo, a cada geração.. repetidamente. Não. Não funciona assim.

Quem inicia a caminhada com vantagem, e dá valor ao caminho que segue, precisa saber o que se passou.

Tento ensinar ao filhote os valores da vida, o que se espera do mundo, o que o mundo espera dele, o que faz dele uma criança com sentido.

Alguma brincadeiras ajudam bastante nessa discussão. Não precisa ser aquele momento chato de sermão. A gente ensina com exemplo, todo dia, a cada pequena atitude. Até na hora de brincar.

Quando o filhote já conseguia ler e escrever, entender algum conceito básico de matemática, começamos a explorar novas possibilidades de diversão. E como isso tem a ver com finanças.

Já na escola, brincando de lojinha com os colegas, acompanhado pela professora de matemática, o conceito da troca de valores, dinheiro, produto, são apresentados e somos todos expostos a essas necessidades quase que constantemente.

Em casa, costumamos brincar de um jogo, já bastante antigo, mas relançado em várias versões. Algumas acompanham aplicativo para celular, máquina registradora com cartão, e temas diversos.

O Jogo da Vida, permite discutir conceitos de educação profissional, acadêmica, família, negócios, patrimônio, e até, isso pra mim foi novidade nesse joguinho, investimento em ações. Não sei se tem isso em todos os temas, mas achei particularmente interessante.

Além de ser uma oportunidade de ensinar sobre organização, exercitar os conceitos matemáticos aprendidos na escola, e a possibilidade de explorar temas diversos como "O que é seguro?", "Eu preciso comprar uma casa?", casamento, filhos entre outras coisas da vida. É o momento divertido de conversar coisas que, nem sempre, aparece oportunidade de explicar.

A quem interessar o jogo de tabuleiro, segue a dica no meu perfil da magazineluiza. Sempre gostei de comprar lá. Pesquiso e acabo voltando. Então agora recomendo em forma de parceiro.

Esse é o link para O Jogo da vida que eu jogo.




É isso. Como você aprendeu, ou estuda, sobre sua vida financeira?

Comentários

Postagens mais visitadas