Resolução dos dados e indicador média móvel

[Este artigo é uma adaptação de outros artigos que escrevi nos blogs, que você pode encontrar no meu perfil (Harmoniadocaos e Exatas), para percepções de mercado]

Resolução e informação


Você entende bem as coisas?


Costumo coletar bastante informação antes de ter uma opinião a confiar, e mesmo assim, guardo ressalvas.

É importante diferenciar opinião de fato.

Vamos aos fatos:

Este é o gráfico de uma função bastante conhecida, mas com, apenas, 4 pontos. Apenas com os pontos, sem contexto, talvez você nem confie que se trate de uma função.



Com 13 pontos, no mesmo intervalo, já é possível alguma garantia.


Agora, com 128 pontos. A diferença entre as três amostras é a resolução da medida.


A resolução da medida é a mesma informação que você usa para diferenciar as imagens a seguir, de quem vos escreve com carinho. 

A imagem da esquerda, com 50 pontos, só pode ser reconhecida por pessoas mais próximas, que já conhecem o fato, descrito ao centro, com 201388 pontos.


A imagem da direita, com 30 pontos, não seria reconhecida por ninguém.


Média móvel

Diferente da média simples e ponderada, que consideram todo o conjunto de valores, a média móvel avalia o conjunto por partes, recalculando a média por amostras, ao longo de uma série de valores.


A fórmula básica para cálculo de uma média móvel de 2 elementos é a seguinte:


Perceba que a média é feita ente o valor atual (n) e o valor anterior (n-1), por isso deve começar a partir do valor n = 2.

Você pode realizar este cálculo facilmente em uma planilha eletrônica.




E observe o resultado da média móvel, ao longo da série de valores.


Perceba que, enquanto a média aritmética dos valores é 5,7, a média móvel 'oscila' em torno desse resultado.

E qual a utilidade da média móvel?


Média móvel como amortecimento

Uma das aplicações da média móvel é deixar suave uma série de valores que varia muito, deixando algum padrão perceptível que, sem a média móvel, poderia ser interpretado como ruído.


E o poder da média móvel vai além. É possível realizar média de mais valores na série. Quando o conjunto de dados é maior, você pode realizar a média com um intervalo de dados maior.

Considere os dados a seguir, e a média móvel calculada entre 2 valores subsequentes:



Agora, o mesmo conjunto de valores, agora avaliado com média móvel de 3 valores subsequentes:


Perceba que o padrão indicado pela média móvel sugere que, apesar da variação nos valores, o comportamento da série de dados é, com certa liberdade, constante.


Média móvel como indicador de tendência


Quando avaliamos muitos dados, é possível avaliar em intervalos maiores (médias móveis de 3, 10, 20) e, para cada intervalo, a tendência em um intervalo maior pode ser observada com maior facilidade.

Aplicações deste tipo, tem grande utilização no mercado financeiro, para investidores que planejam operações baseado em algum comportamento harmônico nos preços.

Note que os dados variam de forma bastante aleatória, de um candle para o outro, mas as médias móveis mostram como a evolução dos preços, no tempo, tem um comportamento mais organizado.



Resolução

Quanto maior o conjunto de dados, melhor é a análise que pode ser realizada. Algumas técnicas podem mostrar resultados melhores que outras, mas tudo depende da análise de quem trata os dados. A escolha é tão importante quanto o ajuste dos parâmetros.

A média móvel é interessante pois ela só muda a tendência do seu padrão quando esta tendência se consolida nos dados. E isto será tão verdade quanto melhor for seu ajuste em quantos períodos estiver considerando ao realizar os cálculos.

A natureza pode ser preditiva, mas o comportamento a curto prazo é aleatório, então observe com cuidado e lembre-se que o próximo passo será sempre incerto, mas o comportamento global tende a ser harmônico ao longo do tempo, respeitando suas altas, baixas, mantendo o ciclo que rebalanceia todo o mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas