Como comprar ações de empresa

Comprar ações

Você já entendeu os passos para poder investir e ações, lendo o artigo Educação financeira tem receita.

Já fez seu planejamento, tem conta em corretora, e agora?
Como faço para comprar ações de empresas?

Transferindo dinheiro para a corretora

A compra de ações é intermediada pela corretora de valores. Ela está devidamente habilitada e estruturada a oferecer os produtos de investimento relacionados ao seu perfil de investidor.

Para qualquer compra de produto, ou seja, para realizar os investimentos a partir da corretora, você precisa transferir dinheiro para sua conta.

Algumas corretoras têm formas distintas de transferência monetária mas, em geral, você pode realizar uma Transferência Eletrônica Disponível, conhecida pela sigla TED.

Existem contas de pagamento de Fintech ou alguns bancos que permitem a realização de TED sem custo. Outras instituições podem cobrar, em média, de 7 a R$ 15, ou mais, dependendo do banco ou do valor transferido.

Seu dinheiro na sua conta da corretora, já pode ir para o próximo passo.

O que é ação de uma empresa?

O IPO, ou Oferta Pública Inicial, é quando uma empresa, após passar por um processo detalhado de organização e adequação, abre seu capital para o mercado financeiro. É uma das formas de que a empresa tem para obter financiamento externo para aumento do patrimônio, para diversos fins (aumento de patrimônio, investimento...) e, assim, passa a ter sócios do seu negócio.

Abrir o capital, é ''vender parte da empresa'', em forma de ações, com valor unitário da ação determinado durante a adequação ao IPO.

As ações, de modo geral, são vendidas em lotes de 100, mas as ações da mesma empresa podem ser, também, negociadas no mercado fracionário, em quantidades de 1 a 99 papeis desta empresa.

O que identifica a empresa durante esta negociação é o Ticker. No mercado brasileiro, uma sigla composta por 4 letras (pode ter número), que identificam a empresa, e 1 ou 2 números que identificam o tipo da ação, por exemplo: PETR4 (Ação preferencial da Petrobras), PETR3 (Ação ordinária da Petrobras), USIM3 (Ação ordinária da Usiminas).

Você pode descobrir o ticker da empresa em alguns sites, como o da B3, ou pesquisando no google, pelo nome da empresa e 'ações', por exemplo.

A ordem de compra

Cada corretora tem sua plataforma de negociação, na qual você envia o desejo de adquirir (ou vender) ações da empresa escolhida, o preço desejado para realizar a operação entre outras configurações que podem ser adicionadas a esta ordem.

Existem corretoras nas quais é possível realizar operações pelo celular.

Uma das estruturas também usadas é o Home Broker, que é uma plataforma que dispõe de várias informações sobre o mercado, em tempo real, e as variações dos preços cotados para as empresas, entre outros produtos.

No Home Broker, você pode identificar a empresa pelo ticker, ver o preço pelo qual está sendo negociada e enviar sua ordem de compra.

A ordem só será realizada se estiver configurada de forma adequada ao mercado escolhido. Você não pode comprar menos de 100 ações de uma empresa se não disser que será no mercado fracionário, que é adicionar um F ao final do código: PETR4F, PETR3F, USIM3F.

A ordem só será realizada se o preço definido estiver sendo o preço na qual as operações estão sendo realizadas. Ou seja, se você não colocar o preço atual, pode demorar ou nem realizar a ordem enviada. Essa, também, é uma forma de definir estratégias de entrada na operação. Também é possível configurar um preço de venda, a fim de "entrar" e "sair", no lucro chamado take profit da operação com valores já definidos pelo investidor. Assim como é possível definir um valor para controlar perdas, o stop loss. Além de definir um prazo para sua operação permanecer ativa.

Você pode definir um preço de entrada e saída, mas só realizar a operação se estiver no prazo (data) definido no envio da ordem. As ordens também pode ser alteradas antes que sejam realizadas.



Em geral, esse tipo de operação, compra ou venda, é cobrada por algumas corretoras, como taxa de corretagem, e também podem cobrar taxa de custódia da ação. Mesmo as corretoras que possuem "taxa zero" de corretagem, cobram os impostos devidos à operação, como: ISS, Emolumentos, Taxa de liquidação.. que você pode ver com detalhes na NOTA DE CORRETAGEM que você recebe por email, ou fica disponível para baixar no site da sua corretora. É importante manter o registro destas operações.

Lembrando que, todas as menções de empresas aqui são simplesmente de forma educativa, não devem ser interpretadas como recomendação de compra ou venda.

O profissional apto a realizar este tipo de recomendação é o Analista de Investimentos.

Comprei ações, e agora?

Agora é responsabilidade sua. As compra de ações é intermediada pela Corretora, mas é realizada no seu CPF, assim, mesmo que a corretora deixe de funcionar, ou de ser interessante, você pode transferir a custódia para outra Corretora habilitada.

É possível obter informações de todas as corretoras brasileiras, habilitadas, no site http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/participantes/busca-de-participantes/busca-de-corretoras/

Se você mantém as ações na sua carteira de investimentos (conjunto de investimentos que você investe), deve receber proventos com periodicidade, ou disponibilidade, que varia entre empresas, ou pode vendê-las quando quiser, lucrando ou não com a variação do preço entre compra e venda.

Anualmente você precisará declarar as ações que manteve, até o último dia do ano anterior, na sua carteira, na declaração anual de imposto de renda, declarar o resultado das operações de swing trade e day trade, assim como declarar proventos recebidos. Essa parte, cabe um bom estudo para fazer sozinho ou, se preferir, contratar um contador que trabalhe com esse tipo de serviço.

Comentários

Postagens mais visitadas