À vista ou no crédito?

Primeiro, vamos deixar claro uma coisa. Pagar juros do cartão de crédito não vale a pena em nenhuma operação financeira de nível doméstico.

Ou seja, a não ser que você use o limite do seu cartão para criar uma empresa, com negócio inovador, que vai te garantir retorno acima de 300% ao ano (em alguns casos, acima de 600% a.a.), não vale a pena pagar juros do cartão.

Deixando isso bem claro, quando for parcelar suas compras no cartão, tenha em mente de que o dinheiro para pagar as parcelas já está reservado, de preferência investido com liquidez diária, e você está fazendo isso para manter seu capital rendendo.

Então não posso pagar minhas contas à vista?

Pode! Desde que isso faça sentido.

Como assim?




Investindo no desconto

Bem simples. Não vou tentar se preciso, pois você pode fazer essas contas em qualquer lugar.

Suponha que você vai realizar uma compra que te dá condições de pagar em, por exemplo, 12 vezes sem juros.

Oba! Te dá oportunidade de não tirar o montante da sua aplicação atual e, assim, continuar rendendo, enquanto você dilui o mesmo valor da compra ao longo dos 12 meses.

Ok, mas, e se te derem um desconto de 3% no pagamento à vista?

via GIPHY

Considerando a rentabilidade da poupança, atualmente a 0,17% (não tire onda, respeite), daria uma rentabilidade anual de 2,06% (é só multiplicar por 12). Claro que a rentabilidade da poupança pode oscilar ao longo dos meses, mas a muito custo chegaria a 3%. Mas, considerando que você estaria com o montante reduzindo a cada mês, não seria a rentabilidade do valor total.

Sendo assim, seu dinheiro na poupança já não renderia bem, ainda pior se considerar a inflação.

Melhor o desconto.


Desconto padrão

E com eu faço para avaliar, se eu não invisto meu dinheiro? Se você não investe, é melhor avaliar sua vida financeira. Afinal, o mundo evolui em ciclos, e o que está bem hoje pode inverter ou cair consideravelmente, então tenha em mente seus planos a curto, médio e longo prazo.

Considerando seus investimentos atuais, você deve ter uma boa ideia de como estão rentabilizando, em média, mensalmente. Então sempre considere a rentabilidade dos seus investimentos.

Se o desconto ultrapassa sua rentabilidade, dentro do período que pretendia parcelar sem juros, então é melhor usar parte da sua reserva, desde que não comprometa sua segurançae investir nesse desconto.

Comentários

Postagens mais visitadas